Classificação do Primeiro Turno

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Com esses resultados o Criciúma sagrou-se campeão do primeiro turno conseguindo a primeira vaga no quadrangular semifinal ficando com um ponto de bonificação.

Avaí 2x0 Metropolitano


Chacoalhou geral

O Avaí derrotou o Metropolitano, por 2 a 0, reagindo positivamente à pressão após derrota em Ibirama

Após a derrota para o Atlético, de Ibirama, no meio-de-semana, o técnico Silas falou que o resultado adverso serviria para chacoalhar a equipe. Ao vencer o Metropolitano por 2 a 0, ontem, na Ressacada, no encerramento do primeiro turno, os jogadores avaianos mostraram que entenderam o recado do comandante azurra.

Já no início do jogo, o Leão abriu o placar com um gol de Lima, que, após receber um lançamento de Marquinhos, driblou o goleiro Tiago e tocou a bola para o fundo das redes. O atacante, que veio do Santos, fez a sua estreia com a camisa do Avaí. E a torcida deve ter gostado do que viu. O jogador não se escondeu e lutou o tempo inteiro sendo um dos destaques do confronto.

Quem também não desperdiçou a oportunidade dada por Silas foi o meia Medina. O atleta revelado nas categorias de base do Leão atuou improvisado na lateral direita, substituindo Arlindo Maracanã. E apesar de ter apenas 18 anos, o garoto não se intimidou. Apoiou com eficiência, do mesmo modo que não comprometeu, em nenhum momento, no setor defensivo. O esforço demonstrado em campo foi reconhecido pela torcida, que gritou o nome do jogador.

Mas, se no primeiro tempo o Avaí fez uma boa apresentação, o início da segunda etapa foi preocupante. O Leão deu espaço ao Metropolitano, que quase chegou ao gol de empate. Aos 17 minutos, Ricardo Lobo chutou e Eduardo Martini deu rebote, mas Felipe Oliveira não aproveitou e finalizou em cima do goleiro avaiano.

Porém, quando o jogo ficava complicado, em mais uma bela jogada, deu assistência de calcanhar a Uendel, que finalizou sem chance de defesa para Tiago. Após o segundo gol, o Avaí administrou o resultado e assim somou mais três pontos.

Atlético Tubarão 0x2 Brusque


Brusque goleia o Atlético-Tu

Dois dias depois de receber os salários atrasados e encerrar uma greve, o Atlético-Tu ficou “devendo” futebol aos torcedores e levou 3 a 0 do Brusque no Anibal Costa, em Tubarão, no Sul do Estado.

Logo no início da partida um choque entre o zagueiro Marcílio, da equipe de Tubarão, e o meia Valdo, do Brusque, deixou a torcida apreensiva. Marcílio ficou desacordado e precisou ser levado de ambulância ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde não foi constatada uma lesão mais séria. O jogador foi liberado ainda ontem.

Em campo, o Brusque se apresentou quase que em ritmo de jogo-treino. Sem ser incomodado na defesa, a equipe do técnico Suca foi empilhando gols na frágil de Tubarão. Aos 23 minutos, Xipote abriu o marcador, após receber passe de Léo Maringá. Menos de 10 minutos depois, o Brusque ampliou com Evaldo. Na cobrança de falta, o zagueiro aproveitou a desatenção dos adversários e cabeceou para o gol de Daniel. A partir daí, o Brusque jogou aos gritos de “olé” da própria torcida do Atlético, de Tubarão. No final do primeiro tempo, Rogélio, sozinho na pequena área, chutou para marcar o terceiro gol da equipe visitante. Na segunda etapa, a única chance real de gol foi uma bola que o Brusque acertou na trave do Atlético-Tu aos 43 minutos.

Marcílio Dias 0x2 Atlético Ibirama


Atlético-IB faz sua parte, mas não comemora


O Atlético, de Ibirama, foi a Itajaí e venceu o Marcílio Dias, por 2 a 0, na tarde de ontem, pelo encerramento do turno. Lenilson, aos dois minutos do primeiro tempo, e Leandrão, aos 15 minutos da etapa final, fizeram os gols da vitória do Atlético-Ib.

Porém, com a vitória do Criciúma, o resultado em Itajaí não adiantou para que a equipe de Ibirama conquistasse o título do primeiro turno.

A partida foi interrompida no segundo tempo quando um helicóptero pousou no gramado para que o piloto Célio Vinícius, que participava do Brasileiro de Jet Ski, em Penha, fosse transportado de ambulância até o hospital Marieta Bornhausen.

Chapecoense 1x0 Joinville


Verdão sepulta sonho de título do Joinville


Cerca de 30 torcedores viajaram 12 horas em duas vans, de Joinville até Chapecó, confiantes de que iriam comemorar o título. Afinal, o time do Norte era o líder e dependia apenas de suas forças para garantir a vaga no quadrangular final.

Eles começaram confiantes, mas no final da partida muitos terminaram sentados na arquibancada, desanimados com a falta de conquistas do clube nos últimos anos, perdendo até a vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. Ontem, não conseguiu superar a Chapecoense, que venceu a partida com um gol de Bruno Cazarine, aos 35 minutos do primeiro tempo.

O presidente de honra da torcida União Tricolor, Marcos Sirydakis, se limitou a soltar um palavrão ao final do jogo, abatido e desanimado.

O treinador Leandro Campos mostrou sua insatisfação, mas de forma equilibrada.

– Frustra porque viemos buscar o título, mas temos que manter a calma – disse o treinador.

Ele afirmou que o JEC teve condições de empatar e até vencer, mas não foi bem nas conclusões.

O presidente do Joinville, Márcio Vogelsanger, considera que, apesar da perda do título, o Joinville fez uma boa campanha e mostrou que tem um time titular forte. Por isso, a necessidade ou não de reforços será discutida com a comissão técnica.

A briga pela vaga na Série D ficou acirrada. O Atlético foi a 18 pontos, contra 16 do Joinville. E a Chapecoense se aproximou, com 13 pontos.

– Essa vitória foi importante para o returno e na briga pela vaga na Série D – disse o presidente do time do Oeste, Nei Maidana.

Criciúma 4x1 Figueirense


Tigre está no quadrangular

Ao golear o Figueira, por 4 a 1, o Criciúma conquistou o título do primeiro turno do Catarinense e disputará a próxima fase já com um ponto de bonificação

Deu tudo certo para o Criciúma. Com uma goleada de 4 a 1, embalada pelo grito do torcedor, a equipe do técnico Leandro Machado venceu o Figueirense e contou com a derrota do Joinville para conquistar o primeiro turno do Estadual com 19 pontos. O título garante vaga no quadrangular e um ponto extra para brigar pela hegemonia em SC.

O jogo não começou tão favorável para o Criciúma. Os meninos de Pintado bem que tentaram acuar a equipe tricolor. Com uma zaga desentrosada, que tinha a estreia de Cris na companhia de Anderson Kanu, o Tigre tinha dificuldade para acertar a marcação. O Figueirense aproveitou e quase abriu o placar aos 11 minutos, quando Rafael Coelho acertou a trave do gol de Zé Carlos.

Aos 18, Marcelo cruzou e Rafael Coelho deu outro susto na torcida tricolor ao acertar o cabeceio na rede pelo lado de fora. Depois disso, Basílio foi recuado para proteger a zaga e o Criciúma acertou o sistema defensivo. Foi o estopim para a mudança no panorama da partida. Com jogadas pelos flancos, o Criciúma passou a ameaçar o gol de Wilson, e assim chegou ao primeiro gol da partida aos 36 minutos.

Após cruzamento de Michel Neves, Zulu chutou em cima da zaga e a bola ficou quicando na área. O zagueiro Marcos furou na tentativa de afastar o perigo e Kempes teve presença de área para recuperar a bola e chutar de virada no canto direito, sem defesa para Wilson. O segundo gol veio em seguida, aos 40, após cruzamento de Wellington, uma das surpresas do técnico Leandro Machado para a partida.

Marcos não cortou e Zulu teve tranquilidade para tirar dois zagueiros da jogada, finalizar no canto direito de Wilson, e marcar o nono gol no Estadual.

Criciúma não diminuiu ritmo no segundo tempo

O Criciúma iniciou o segundo tempo com o mesmo ímpeto e Michel Neves perdeu a chance de ampliar logo a três minutos. Mas aos nove, Wellington apoiou com liberdade e fez o cruzamento que passou por Zulu. A bola parou nos pés de Michel que apareceu de surpresa na área para fuzilar o gol de Wilson e marcar o terceiro gol do Tigre.

O Figueirense descontou aos 22, depois que Talhetti – jogador mais lúcido do alvinegro – foi derrubado na área por Luis André. Marcelo cobrou a penalidade e converteu. Dois minutos depois, Dieyson fez falta em Wellington, recebeu o segundo amarelo no jogo e foi expulso. Com um jogador a mais, o Tigre tratou de administrar o resultado, com toques laterais no setor defensivo.

Recuado, o Figueirense acabou castigado com o quarto gol do Tigre aos 40 minutos. Mateus recebeu lançamento e chutou cruzado. A zaga tentou afastar, mas Wellington pegou a sobra na área e chutou desviado para fechar o placar. A partida encerrou e os jogadores permaneceram no gramado para aguardar o final do jogo em Chapecó, que terminou com vitória da Chapecoense e assegurou a festa do título do primeiro turno para a equipe do Sul do Estado.

Brusque 1x0 Metropolitano


Brusque se recupera e Metropolitano afunda

O Metropolitano não queria arredondar a conta, mas foi o que fez, ontem à noite, no Estádio Augusto Bauer. Fechou exatos cem dias sem vencer ao perder por 1 a 0 para o Brusque.

No jogo de ontem, válido pela penúltima rodada do turno do Campeonato Catarinense, o Brusque fez valer o mando de campo. Enquanto a torcida pressionava do lado de fora, o time fazia o mesmo dentro do campo.

Mas os grandes lances estavam mesmo reservados para o segundo tempo. Aos 14, Paulinho acertou a trave e deu início a uma pressão que ganhou força com a entrada de Léo Maringá e a expulsão de Anderson, quatro minutos depois. Tudo por uma confusão fora do lance com o massagista Claudinho, do tricolor.

Com um a menos, até que o time blumenauense suportou bem os avanços do adversário. O técnico Barbieri colocou os dois atacantes que tinha à disposição e quase viu o garoto Lucas marcar um golaço. O Brusque também respondeu com um garoto, chamado Valdo. Foi o menino da base, de apenas de 19 anos, quem fez o gol da vitória, aos 42. Flávio Guilherme, ex-Verdão, foi quem ajeitou.

Há cem dias sem vencer, restou ao Metropolitano suportar os gritos da massa tricolor:

– Ão, ão, ão, Segunda Divisão.

Se não quiser dar razão ao rival, o clube terá que reagir já no domingo, quando encara o Avaí na Ressacada. O Brusque, de Suca, deve pegar o Atlético Tubarão. Isso se os jogadores adversários decidirem encerrar a greve que anunciaram ontem.

Figueirense 3x2 Chapecoense


Vitória que motiva

Em um jogo emocionante, Figueirense venceu a Chapecoense, por 3 a 2, e mostrou que está na briga

Têm vitórias que fazem um time crescer em uma competição e sonhar com dias melhores. Pois ontem, em uma partida dramática, o Figueirense superou a Chapecoense, por 3 a 2, no Estádio Orlando Scarpelli, e assim se motiva para o restante do Campeonato Catarinense.

Os torcedores do Figueira que assistiram ao jogo ficaram preocupados com o que viram no início da partida. A Chapeconse teve amplo domínio e aproveitou a falta de proteção dos volantes alvinegros e o nervosismo compreensível dos jovens zagueiros para atacar, principalmente pelo lado direito. Porém, o Verdão cansou de perder gols.

Além da má pontaria dos atacantes, a sorte estava ao lado do Figueirense. Aos sete minutos, Wilson saiu mal em cruzamento vindo da direita e Bruno Cazarine, com o gol livre à sua frente, finalizou. Porém, a bola bateu em William Amaral e saiu pela linha de fundo.

No momento em que a Chapecoense era melhor, o Figueirense, aos 36 minutos, abriu o marcador com um golaço de Juninho, que recebeu a bola de calcanhar de Jairo e, próximo da grande área, chutou sem defesa para Nivaldo.

Entretanto, logo no início da segunda etapa, a torcida alvinegra levou um balde de água fria quando Bruno Cazarine aproveitou o cruzamento de Beá e empatou a partida. Mas, aos 18 minutos, Rafael Coelho voltou a deixar o Figueira na frente em um belo lance de Ricardinho, na ponta direita, que cruzou para o atacante cabecear e fazer o segundo gol.

Quando parecia que o confronto estava definido, Talhetti recuou mal para Wilson e Everton Cesar aproveitou e deixou o placar igual mais uma vez. Os torcedores já estavam indo embora do Estádio Orlando Scarpelli, quando Ricardinho de pênalti fez o gol da vitória alvinegra, a segunda seguida no Estadual.

Atlético Ibirama 4x2 Avaí


Atlético-Ib derruba o Avaí com autoridade


O Atlético-Ib entrou com força na briga pelo título do primeiro turno do Estadual. Ontem à noite, no Estádio Hermann Aichinger, a equipe de Ibirama ignorou o favoritismo do Avaí e, com facilidade, bateu o time da Capital por 4 a 2.

Com o resultado, o Atlético chegou aos 15 pontos, um a menos do que os líderes Joinville e Criciúma. Já o Avaí, com um futebol pouco criativo, estacionou nos 10 pontos e terá que aguardar o returno para entrar novamente na disputa.

Ainda em busca da melhor formação, o Leão tentou segurar o Atlético com um esquema mais cauteloso. O problema é que logo no primeiro lance, aos três minutos, o zagueiro André Turatto bobeou e Leandrão abriu o placar.

Com o gol, o Leão partiu para cima. Só que o time de Ibirama contra-atacava com muita qualidade e, aos 16, Lenílson, o craque do jogo, ampliou a vantagem. Com a equipe desarrumada, Silas tentou mudar o Avaí ainda na etapa inicial.

Aos 25, o treinador tirou Odair, que saiu de campo reclamando muito, e colocou Rafael Costa. Mas nem deu tempo para o Avaí se ajustar. Aos 31, Júnior cobrou falta, a bola passou pela barreira e foi morrer nas redes.

No segundo tempo, o Avaí tentou reagir, porém, foi o Atlético quem deu as cartas. Aos 15, Lenílson arriscou da intermediária e marcou um golaço. O Leão diminuiu aos 22, quando Julinho marcou contra. Nos acréscimos, aos 47, Evando fez mais um, o primeiro dele na temporada.

Atlético Tubarão 2x3 Criciúma


Criciúma segue na cola do líder


Com três gols do artilheiro Zulu, o Criciúma derrotou o Atlético-Tu, por 3 a 2, ontem, no Estádio Anibal Costa, em Tubarão, no Sul do Estado, e se manteve na cola do Joinville, com 16 pontos.

No primeiro tempo, a equipe do estreante técnico Joceli dos Santos não demonstrou segurança na defesa, mas deu trabalho ao Tigre em pelo menos três oportunidades. Logo no início da partida, o lateral André avançou pela direita e cruzou na medida para Fábio Bala, mas o atacante cabeceou para fora. Na segunda etapa, o Criciúma abriu o marcador. Aos 11 minutos, em jogada pela direita, o lateral Michel Neves cruzou para Adriano ajeitar e o oportunista Zulu marcar de cabeça. A comemoração da torcida do Criciúma durou pouco tempo. Quatro minutos depois, Alan cobrou falta na grande área e Baiano, que, no intervalo, entrara no lugar do artilheiro Fábio Bala, desviou de cabeça do goleiro Zé Carlos e decretou o 1 a 1 no placar.

Aos 34 minutos, o Tigre voltou a ficar em vantagem no marcador, novamente com Zulu. No levantamento para a área o artilheiro chutou sem chances para o goleiro Daniel e fez Criciúma 2 a 1. O Atlético, de Tubarão, não se rendeu e buscou o empate com Alan. Mas a noite era mesmo de Zulu, que aos 42 minutos marcou o terceiro gol dele e garantiu os três pontos para o Criciúma no estádio adversário.