Catarinense 1994 - Figueirense Campeão

quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Conforme as proporções econômicas do futebol catarinense daquela época, dificilmente algum outro clube resistiria a vinte anos sem títulos estaduais; nas circunstâncias em que tudo ocorreu, poucas torcidas suportariam o que a torcida alvinegra suportou. De fato, o único título consolidado durante aquele período, foi o de clube detentor da maior e mais fiel torcida de Santa Catarina.

O primeiro jogo
No dia 11 de dezembro de 1994 o Figueirense venceu o primeiro jogo da final do Catarinense que foi na terra do carvão (no estádio Heriberto Hülse), com uma vitória por 1 a 0, gol de Flávio. O público total dessa partida foi de 8.797 pessoas, desse número de torcedores aproximadamente 3500 eram alvinegros.
O Segundo Jogo - antes do início da partida
O segundo jogo aconteceu em Florianópolis no Estádio Orlando Scarpelli, no dia 18 de dezembro de 1994. Muita coisa aconteceu nesse jogo, logo na entrada do time em campo uma grande chuva de papél higiênico foi lançada no gramado ocasionando um mar de fogo caudado por foguetes que acabaram sendo apontados e atirados para o gramado. Os bombeiros tiveram trabalho para controlar as chamas. Uma bandeira na torcida alvinegra também ficou em chamas.

Os Gols
O primeiro gol de Ricardo, aos 18 minutos, enlouqueceu o público. Sem parar de gritar, veio o pênalti marcado por Dalmo Bozzano, que fez a torcida delirar. O estádio inteiro, num compasso só, pulava de alegria com os dois a zero sobre o Tigre.

A Invasão
Aos 36 minutos do segundo tempo, uma multidão se pôs rente às telas de proteção, e em poucos segundos invadia o campo para comemorar. Festa geral. Os jogadores do Criciúma corriam desesperados sob a perseguição dos torcedores alvinegros, em direção ao vestiário.

Com traves arrancadas e o campo totalmente tomado pela torcida, o árbitro Dalmo Bozzano encerrou a partida e passou às mãos da Federação Catarinense de Futebol a decisão do Campeonato. Mas com taça ou sem taça, os torcedores não quiseram saber. Não agüentaram nove minutos depois de 20 anos, e se abraçaram e deitaram sobre o gramado."

O Julgamento
O caso demorou três dias para ser julgado. Na súmula de jogo, o árbitro Dalmo Bozzano relatou: "Aos trinta e seis minutos do segundo tempo a torcida do Figueirense FC com a INTENÇÃO DE COMEMORAR, derrubou o alambrado e invadiu o campo de jogo não sendo mais possível a continuação da partida". Com base nesse relato foi feita votação, e por 3 votos a 1 o tribunal da Federação confirmou o título ao Figueirense.

Participantes
Araranguá Esporte Clube - Araranguá
Associação Caçadorense de Desportes - Caçador
Associação Chapecoense de Futebol - Chapecó
Associação Desportiva Joaçaba - Joaçaba
Blumenau Esporte Clube - Blumenau
Clube Atlético Hermann Aichinger - Ibirama
Clube Náutico Marcílio Dias - Itajaí
Concórdia Esporte Clube - Concórdia
Criciúma Esporte Clube - Criciúma
Esporte Clube Internacional - Lages
Figueirense Futebol Clube - Florianópolis
Grêmio Esportivo Juventus - Jaraguá do Sul
Joinville Esporte Clube - Joinville
Tubarão Futebol Clube - Tubarão

0 comentários:

Postar um comentário