Catarinense 1980 - Joinville Campeão

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Por descuido da Federação, o campeonato de 80 só terminou no dia 21 de março de 81, no Ernestão, com uma histórica goleada do JEC sobre o Criciúma, por 4 a 1. O atraso foi porque a Federação não canseguiu realizar a última rodada dentro da data limite estabelecida pela CBF e ela não concordou que a decisão ocorresse dentro do período de férias regulamentadas pelo CND. Assim, só em março o JEC pode festejar o tricampeanato.

Uma das melhores equipes do Tricolor foi a de 1980, que tinha como capitão o inesquecível Wagner Bacharel. Quando foi embora do clube, transferido para o Internacional-RS em outubro de 1980, o zagueiro do JEC recebeu até condecoração do prefeito de Joinville.
Depois da boa participação no campeonato brasileiro de 79, o Joinville ganhou fácil o primeiro turno do estadual de 80. Mais tarde, com as vendas de Lico (para o Flamengo) e Wagner (para o Inter-PA) acabou caindo de produção. A contusão de Valdo, numa partida contra a Chapecoense, também contribuiu para queda de rendimento da equipe. O Criciúma. comandado pelo poderoso empresário Realdo Guglielmi, representava uma séria ameaça para o Joinville.

Mas o Criciúma acabou fracassando contra os times pequenos e o Joinville, novamente, acabou sendo o campeão. O penúltimo jogo do Joinville neste campeonato foi realizado em Florianópolis, no estádio Adolfo Konder, onde, de virada, derrotou o Avaí por 2 gols a 1. O JEC conseguiu manter praticamente os mesmos jogadores, e, em março de 81, dirigido por Diede Lameiro - que acabara de assumir o comando da equipe - goleou impiedosamente o Criciúma Por 4 a 1, definindo a conquista do tricampeonato.

Na foto acima o Time Tricampeão Catarinense de 1980
Em pé: Hélio, Carraro, Vágner, Ladinho, Jorge Luís e João Carlos Agachados: Britinho, Mateus, Zé Carlos Paulista, Lico e Valdo

0 comentários:

Postar um comentário